A Chapada Diamantina é um dos principais destinos ecoturísticos brasileiros, conhecida em todo mundo por suas belezas naturais, biodiversidade e hospitalidade. Não é à toa que viajantes de todo mundo vem escolhendo passar algum tempo por aqui. Ocupando um território de 38.000km2 bem no centro do estado da Bahia, a região tem muito a oferecer ao turista com atrativos para todas as idades, além dos passeios na natureza, também tem a culinária local e a hospitalidade do povo.
Uma região muito extensa, com muitos lugares para conhecer, é difícil conhecer a Chapada toda em uma só viagem o ideal é escolher uma região e numa próxima vez conhecer outros lugares.
Vou citar aqui algumas cidades como sendo os principais e mais conhecidos;
Andaraí e Igatu - tem fácil acesso a diversos atrativos, como as praias do Paraguaçu, Poço Encantado e Pantanal Marimbus, além de Igatu que é uma Vila antiga dos tempos do garimpo.
Ibicoara - famosa por conta da beleza da cachoeira do Buracão que está sendo muito visitada ultimamente, também tem a cachoeira da Fumacinha, Cachoeira véu de Noiva entre outras.
Lençóis - conhecida como Portal da Chapada, deve ser a cidade mais visitada na Chapada Diamantina, alguns dos principais atrativos turísticos são a Cachoeira do Mosquito, Cachoeira do Sossego, Ribeirão do Meio, Rio Mucugezinho e Poço do Diabo.
Mucugê - uma das principais atrações é o cemitério bizantino, a cidade foi construída nas margens da Serra do Sincorá, e o principal destaque é o Projeto Sempre-Viva.
Palmeiras e Vale do Capão - é onde nossa Pousada está localizada, o Vale do Capão é um distrito no município de Palmeiras. Um lugar de energia incrível e belezas naturais impressionantes, muito procurado para práticas terapêuticas e tratamentos holísticos. A Vila já é um atrativo por si só, com suas lojinhas e restaurantes de comidas deliciosas da região, trazendo também muitas opções veganas bem no clima da natureza. O principal passeio deve ser a Cachoeira da Fumaça com quase 400 metros de queda d'água, tem também a trilha de Aguas Claras, um trekking de 8km com vista para o Morrão, Cachoeira do Riachinho com um pôr do sol lindíssimo, Cachoeira do Rio Preto e Rodas, Angélica e Purificação, Poço do Gavião, são algumas das cachoeiras que podem ser visitadas no Vale do Capão.
Para quem vem de avião, o aeroporto mais próximo é em Lençóis, com voos regulares desde Salvador, São Paulo ou Belo Horizonte, pela Azul Linhas Aéreas.
Para quem vem de Salvador tem ônibus saindo da rodoviária todos os dias. Para o Vale do Capão, pega um ônibus da empresa Rápido Federal Rápido Federal | Passagem Rápido Federal - DeÔnibus até Palmeiras e depois um transporte local (passagem comprada no local) até a Vila do Vale do Capão, geralmente os horários dos carros coincidem com os dos ônibus, mas é sempre bom ficar atento.
Para quem vem de carro a distância entre Salvador e o Vale do Capão é de 474 Km sendo que 22 Km são de estrada de terra.
A nossa pousada fica bem próxima a Vila (700 metros), onde tem diversas opções de entretenimento para o turista. Na vila do Vale do Capão os visitantes encontram restaurantes para todos os gostos como a Pizzaria Capão Grande com sua famosa pizza vegetariana, o recém inaugurado Alma Bistrô, a Adega de Bai onde podem tomar um bom vinho e saborear um delicioso jantar, e para quem quiser algo mais simples tem a barraquinha de Crepe e Churros, as deliciosas empadas das Princesas das Empadas, coxinha e pastel de palmito de jaca.
Por ser uma região que tem sol praticamente o ano todo e poucos períodos de chuva, a Chapada Diamantina não tem exatamente uma melhor época para visitação. O turista tem a liberdade de escolher o melhor momento para conhecer esse paraíso, sendo que nos feriados e alta temporada (dezembro a fevereiro e Junho até Agosto),o fluxo de pessoas é maior e os atrativos turísticos ficam mais cheios também. Durante o inverno o clima o Vale tem um clima mais frio, com temperaturas mínimas de até 11º, entre novembro e janeiro as chuvas deixam a cachoeiras mais cheias de água porém as trilhas ficam mais cheias de lama. No período de março e maio a região fica mais verde e no período entre maio e setembro fica mais seco com pouca chuva.
Vale a pena conhecer toda a Chapada Diamantina, e principalmente o Vale do Capão um lugar mágico de belezas naturais sem igual, se conectando com a natureza da melhor maneira possível, vislumbrando lindas paisagens e tomando um revigorante banho de cachoeira.